terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SUGESTÕES PARA RÉVEILLON NO LITORAL DA BAHIA

Barra Grande é um dos destinos mais procurados na Bahia (Foto: BarraGrande.net)
O réveillon está se aproximando. Para quem gosta de viajar, passar a virada no litoral, mas ainda não se programou, ainda dá tempo de decidir qual será o destino nesse final de semana. O sul da Bahia, um dos litorais mais atrativos do Brasil, tem opções para todos os gostos: para aqueles que preferem as festas, o agito, e para os que preferem a calma, em meio à natureza. 

Para aproveitar o máximo possível, o ideal é que você procure saber sobre o local: opções de lazer, alimentação, onde dormir. E poder curtir os últimos dias do ano em companhia da família e dos amigos. Veja algumas dicas dos principais destinos no litoral.

Barra grande

Um dos poucos lugares do litoral que souberam manter seu charme e a natureza preservada. O vilarejo possui um clima de tranqüilidade e um cenário natural belíssimo que deixa qualquer visitante encantado. O local conserva a atmosfera típica de uma antiga vila de pescadores. As ruas com chão de areia cruzam jardins com flores e árvores frutíferas. Poucos carros circulam. A maioria dos turistas chega de barco, via Camamu. Quem quer ir de carro tem que percorrer mais de 50km de estrada sem pavimentação. Quanto aos locais para ficar, o visitante pode optar por pousadas, campings e casas de vereaneio. De ônibus, até Camamu, onde é feita a travessia, o transporte é feito pela Águia Branca.

Itacaré 

Itacaré é uma pequena cidade da costa sul do Estado da Bahia. suas ruas são calçadas com paralelepípedos e a infra-estrutura é precária. Mas não se engane. Itacaré é um dos locais mais exuberantes da Bahia, com lindas praias, sol praticamente o ano inteiro, mata atlântica intocável, comida típica e tranqüilidade. Para quem gosta de esportes radicais é uma boa opção: arvorismo, rafting  e trilhas em meio  a natureza preservada. Fica localizada a 70 km de Ilhéus. A cidade apresenta pousadas, campings e resorts. Para quem vem de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral. O transporte, de ônibus, é feito pela Rota Transportes. O preço da passagem está em torno de 33 reais. O tempo de viagem é de aproximadamente 5 horas.

Morro de São Paulo 

Situado a 60 km de Salvador, Morro de São Paulo faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três delas habitadas. É distrito do município de Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé que tem conexão com o continente. Com praias paradisíacas de águas claras e areia branca além de coqueirais e mata atlântica que compõem o cenário perfeito para os visitantes deste paraíso. No réveillon, além de atividades na natureza, o visitante pode optar pelas festas, com diversos preços. O transporte é feito por via terrestre, marítima ou aérea, todos partindo de Salvador.

Caraíva 

É um dos locais mais belos do Brasil. Caraíva é um vilarejo em meio à natureza, onde não entra carro ou moto. O transporte até o local é feito somente através de barco ou canoas. As ruas são todas de areia. É possível se hospedar em pousadas e campings. As opções durante o réveillon são variadas: além das belas praias e paisagens, existem as festas, animadas pelas bandas e trios de forró. Para chegar no local, de carro, vindo do Sul: pega a BR-101 até Itamaraju, entra no vilarejo de Monte Pascoal e segue mais 45 quilômetros em  estrada de terra). Os ônibus das empresas São Geraldo e Águia Branca fazem o transporte até o local.